Implantologia

A Implantologia é uma área cirúrgica da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Os implantes dentários são estruturas em titânio puro, colocados na maxila ou na mandíbula, que substituem as raízes de dentes perdidos. Oferecem uma solução segura e permanente para a substituição de um ou mais dentes, funcionando como pilares de suporte para coroas unitárias e pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais.

Com a utilização de implantes dentários o doente deixa de ter de optar por soluções tão desconfortáveis e inestéticas como as próteses removíveis suportadas apenas pela mucosa, voltando a sentir o conforto que os dentes naturais oferecem.

Outras vantagens dos implantes incluem:
- Manutenção da estrutura óssea e estética facial que se perde com a ausência de dentes;
- Restituição da capacidade mastigatória e possibilidade de se alimentar sem a preocupação inerente ao facto de não ter dentes naturais;
- Manutenção da integridade dos dentes vizinhos, uma vez que não são desgastados tal como acontece para a realização de uma ponte sobre dentes;
- Melhoria substancial na confiança e segurança dadas pelos dentes naturais, proporcionando ao paciente uma melhor auto-estima, sem qualquer inibição social.

Dentes Imediatos

A colocação de implantes em carga imediata / função imediata é uma prática frequente desde a década de 80, sendo validada por inúmeros estudos clínicos que atestam a sua segurança e previsibilidade de resultados.

Esta técnica consiste na colocação de coroas provisórias em acrílico, fixas aos implantes. Assim, no mesmo dia da cirurgia, são colocados dentes fixos, devolvendo de imediato ao paciente o conforto, a estética e a função.

Trata-se de um método passível de ser utilizado tanto em casos de desdentações totais ou parciais, como na ausência de apenas um dente.

Terminada a fase de osteointegração dos implantes e após a cicatrização dos tecidos, são feitos novos moldes e as coroas provisórias em acrílico são substituídas por coroas definitivas, em materiais de elevada estética e resistência.

Apesar das vantagens evidentes associadas a este procedimento, nem todos os pacientes são candidatos à colocação de implantes em carga imediata. A opção por esta técnica deverá ser SEMPRE precedida de um criterioso exame clínico e radiográfico, onde serão avaliadas as condições de cada paciente, nomeadamente no que concerne à quantidade e qualidade óssea.

Para a colocação de implantes em carga imediata, frequentemente é necessário aguardar um período de tempo após a perda dentária para permitir a cicatrização do osso e gengiva. No entanto, no Instituto de Implantologia®, realizamos também a colocação imediata de implantes após a extracção de dentes sem viabilidade. Sobre estes implantes são igualmente colocados no dia da cirúrgia dentes imediatos.
A colocação de implantes em carga imediata / função imediata é uma prática frequente desde a década de 80, sendo validada por inúmeros estudos clínicos que atestam a sua segurança e previsibilidade de resultados.

Fases do tratamento

Após uma rigorosa observação clínica, devidamente complementada com exames radiográficos, é estabelecido o seu plano de tratamento.

Apesar deste variar de acordo com cada paciente, as fases que o constituem são comuns a todos os casos e engoblam 4 momentos diferentes: planeamento, fase cirúrgica, reabilitação protética e manutenção.

Novas Técnicas

A evolução permanente da Medicina Dentária exige uma actualização constante de técnicas e profissionais. Assim, alicerçado nas mais avançadas tecnologias, o Instituto de Implantologia® oferece diversas soluções adaptadas a cada paciente.

Em pacientes que desejam tratamentos com implantes dentários mas que apresentam pouco osso nos maxilares, o Instituto de Implantologia® é reconhecido como uma das mais avançadas unidades médicas na resolução de casos complexos, oferecendo técnicas avançadas de reabilitação, em especial para os casos de atrofia óssea severa.

Contacto
Instituto de Implantologia-Medicina Dentária
Lisboa - Implantologia


Instituto de Implantologia - Medicina Dentária Professor Doutor João Caramês.

Avenida Columbano Bordalo Pinheiro 50,5º
1070-064 LISBOA
( São Domingos de Benfica )
217 210 980
217 210 989