Estética dentária

Se os olhos são as janelas da alma, o sorriso é a expressão do ser.

O grande desafio da Medicina Dentária contemporânea resume-se a uma palavra: harmonia. Harmonia entre dentes naturais e cerâmica, harmonia entre linhas de sorriso e biótipos faciais, harmonia entre texturas, cor e reflexos, harmonia entre características funcionais e morfológicas.

Facetas

As facetas em cerâmica são constituídas por uma fina lâmina de cerâmica que, colada ao dente, permite melhorar a sua aparência. São indicadas quando os dentes apresentam descoloração significativa ou muitas restaurações prévias.

A sua principal vantagem é permitir a obtenção de uma estética excelente de forma conservadora, já que a preparação dentária para a colocação de uma faceta é reduzida.

Estão sobretudo indicadas para os dentes da zona estética, devendo manter-se a simetria em termos de número de facetas (2, 4, 6, 8 ou 10 por maxilar).

Coroas

As coroas em cerâmica pura são seguramente uma das melhores opções para melhorar a harmonia do seu sorriso.

Em dentes anteriores com cáries extensas ou já restaurados, em dentes desvitalizados que se tornaram demasiado escuros, ou como forma de redesenhar o equilíbrio estético da sua arcada dentária, a cerâmica pura constitui uma óptima solução, substituindo de uma forma bastante natural o esmalte do seu dente.

Branqueamento dentário

O escurecimento dentário influencia a aparência do sorriso. Através dos sistemas de branqueamento que o Instituto de Implantologia® tem ao seu dispor, a cor amarela dos seus dentes pode ser eliminada.

O branqueamento dentário, através de um processo de libertação de oxigénio, remove todas as pigmentações internas e externas do esmalte e da camada dentária subjacente, a dentina, tornando assim os seus dentes mais brancos.

Os géis branqueadores, por apresentarem um pH equilibrado, não provocam mudanças na estrutura dos dentes, não afectam o estado das restaurações dentárias pré-existentes e não apresentam outros tipos de riscos ou efeitos secundários.

Para o branqueamento ser realizado é necessária uma avaliação clínica em que o Higienista Oral assegura o bom estado de saúde oral (gengivas e dentes), podendo assim iniciar o tratamento, garantindo excelentes resultados.

Apesar da comercialização de produtos de venda livre para branqueamentos dentários, os profissionais do Instituto de Implantologia®, não os recomendam, uma vez que por não serem personalizados e não terem supervisão clínica, apresentam piores resultados e maiores efeitos secundários.
 

Restaurações estéticas

A dentisteria restauradora estética é uma área que tem sofrido uma evolução notável nos últimos anos.

Este desenvolvimento tem sido acompanhado com grande interesse e dedicação por parte dos profissionais do Instituto de Implantologia®.

Através da utilização de materiais da cor dos dentes naturais (compósitos), são feitas reconstruções dentárias atingindo-se excelentes resultados estéticos.

Esta metodologia é sobretudo aplicada em dentes anteriores, no tratamento de fracturas, na substituição de restaurações antigas e/ou pigmentadas, no encerramento de espaços excessivos entre dentes ou simplesmente como forma de harmonizar o seu sorriso.

Em determinados casos, são feitas simulações pré-tratamento a fim de ajustar o resultado final às expectativas do paciente.

Contacto
Instituto de Implantologia-Medicina Dentária
Lisboa - Estética Dentária


Instituto de Implantologia - Medicina Dentária Professor Doutor João Caramês.

Avenida Columbano Bordalo Pinheiro 50,5º
1070-064 LISBOA
( São Domingos de Benfica )
217 210 980
217 210 989